quinta-feira, abril 07, 2011

Eu que me aguente comigo'



Pouco sabe da tristeza quem, sem remédio para ela, diz ao triste que se alegre; pois não vê que alheios contentamentos a um coração descontente, não lhe remediando o que sente, lhe dobram o que padece. 
Contudo, contudo. Também houve gládios e flâmulas de cores, na Primavera do que sonhei de mim. 
Sou imparcial como a neve. Nunca preferi o pobre ao rico. 
Como, em mim, nunca preferi nada a nada. 
Então não diga ao triste que se alegre.
 "Em um mal outro começa,
que nunca vem só nenhum;
e o triste que tem um
a sofrer outro se ofereça;
e só pelo ver, conheça
que basta um só que tenha
para que outro lhe venha."

Então...quem é que tu amas?
- Quem é que tu amas? - continuou Murphy. 
- Eu, tal como sou. Podes desejar o que não existe, não podes amá-lo. 
- Nada mal, para um Murphy.
- Se assim é, por que diabo te esforças tanto para me modificar? 
-Para poderes deixar de me amar - aqui, a voz subiu e atingiu uma nota bastante honrosa - para deixares de estar condenada a amar-me, para seres dispensada de me amar.  
Caí pela escada abaixo subitamente, e até o som de cair era a gargalhada da queda.
Cada degrau era a testemunha importuna e dura, do ridículo que fiz de mim.
 
Mas isso era outro mundo.
Contudo a minha mágoa nunca me fez ver negro o que era cor de laranja.
Acima de tudo o mundo externo!
Eu que me aguente comigo e com os comigos de mim. 



Emaranhado de trechos:
"Não se diz ao Triste que se alegre" de Luís Vaz de Camões, in "Cartas"
"Quem É que Tu amas?" de Samuel Beckett, in 'Murphy'
e "Eu que me aguente comigo" Álvaro de Campos, in "Poemas" (Heterónimo de Fernando Pessoa).


*Adaptação. por mim, claro. Adaptação ridícula, talvez sem sentido para outrem. Mas enfim.
Eu gostaria de ter colocado algum trecho vindo de Confúcio, mas ele é sábio demais; e meu espírito está preguiçoso para coisas intelectuais. 
- Hoje, foi meu 3º dia de atestado médico; na 2ª feira não consegui ir trabalhar, estava em ruínas. Tive que pagar uma consulta com aquele psiquiatra lerdo  pra pegar um atestado.; acho que meu chefe está puto comigo, mas que se foda sabe?!. Não ele, mas a situação. 
 -Vou mudar de psiquiatra e começar com uma psicóloga amanhã. 
- Eu?...sem propósitos, nem vida. Apenas sobrevivendo sabe?!. 
-  Mais 2 finais de semana, e eu finalmente o verei. Aí sim, terei minha morfina comigo, e espero ter uma overdose do amor dele.
- Estou terrívelmente gorda, meus braços parecem troncos de árvore, fora as cicatrizes que eu me auto infringi. Minhas costas: gorda. Tudo gordo. Um inferno.
- Estou extremamente triste, com tudo. E também não sei como vou contar tudo a ela...mas enfim. 
-Quero sair do trabalho, mas todos me "forçam" a ficar. E isso está me irritando. Mas calma... é só até eu explodir com todo mundo, aí eles vão ver que eu falava sério. 
- A única coisa que está realmente me fazendo feliz, é ele
Desabafei. Acho que é isso. 

[foto: Dakota Fanning.] 

1 Comentários.:

  1. Oi minha flor, bela mensagem!
    Sbe pq noossos psicologicos se identificaram??? Pq uma perturbada entende a outra!!!! Affs! So escrevendo mesmo para ter um poco de serenidada, axu que a escrita é o meu melhor anti-depressivo...pq as outras drogas ja não fazem mais efeito!!! bjoss morbidos
    Valentina!!

    ResponderExcluir